Tequila


A tequila é uma bebida originária do México feita através da destilação e fermentação do Agave Azul, uma espécie de babosa.
Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada por tequila Blanco, Joven, Reposado, Añejo Extra Añejo em ordem crescente do tempo de maturação.

Fabricação
O Agave Azul é uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Ele precisa de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para a produção e proporcionar a tequila um sabor inconfundível. São necessários 7 quilos de Agave para a produção de 1 litro de tequila.
A produção se inicia assando as "Piñas" da Agave Azul por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em frutose.
Depois dessa etapa são moídas para extração de todo açúcar e o resultado é um rico líquido chamado "Aguamiel". Adiciona-se a levedura natural ou Saccharomyces cerevisiae para fermentacão, que quebra as moléculas de açúcar e transforma em álcool. O resultado é um vinho de Agave que possui 10 a 12% de teor alcoólico. O vinho deve ser destilado 2 vezes, descartando seu início e fim para adquirir o melhor da destilação. Por fim, a tequila que se torna "Prata" é descansada em barril de carvalho branco por 2 meses no caso de jovens ou mais de 12 meses para as añejo.

Classificação
Existem diversos tipos e classificações da tequila. Para ser um verdadeiro conhecedor, primeiro precisa saber se a tequila é blended (misturada) ou 100% Agave que possui o tradicional sabor de tequila mais acentuado. Além disso, elas são classificadas pelo tempo de envelhecimento: Jovem, Reposado ou Añejo. Tequilas Jovens tem até 2 meses de envelhecimento em barris de carvalho branco (normalmente as tequilas brancas), as Tequilas Reposado tem de 2 meses a um ano e as Tequilas Añejo, mais de um ano.

Consumo
O modo mais difundido é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo depois, morder uma rodela de limão. Como outras bebidas de luxo, a tequila tem um copo especial para ser degustada, o caballito, com 60 ml de volume. Ela também pode ser saboreada em taças de pé alto com capacidade de 200 ml. No entanto, a maneira correta e praticada por degustadores da bebida dispens o sal e o limão. A bebida é servida em dose adequada e passa por análise sensorial, onde pode ser caracterizado aromas presentes devidos a características do envelhecimento. A degustação é lenta, com pequenos goles que passam por toda a boca antes de serem engolidos, onde é possível analisar atributos como acidez e gosto residual.

Origem do shot
Apesar de ser um versátil destilado, a tequila é conhecida por seu famoso ritual: o shot com sal e limão. Ninguém sabe ao certo como tudo isso começou. Mas diz a lenda que foi durante uma epidemia mundial de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar shots de tequila como tratamento. O que não foi nenhuma surpresa é que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento, ou seja, bebendo tequila.
A melhor tequila para se tomar em shot é uma tequila 100% Agave envelhecida, ou seja, Reposado ou Añejo.


Jose Cuervo, a mais famosa maca de tequila


El Jimador, outra marca de tequila

Um comentário: