Vodka

A vodka é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodka é a bebida nacional da Rússia. O nome vodka é o diminutivo de água em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência. 

Fabricação
A vodka é um destilado obtido a partir do arroz, da cevada, do milho, do trigo, do centeio, de ervas, do figo e da batata, todos fermentados. Cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Popularmente, a vodka tem um teor alcoólico de 40%, mas sua graduação pode variar entre 35 e 60% sendo acrescido de água local, o que lhe diferencia também. A União Européia, por exemplo, impõe um teor alcoólico mínimo de 37,5%, enquanto que as bebidas produzidas na América tem em geral 37% de teor alcoólico, pois o processo de destilação é diferente do europeu.
O processo de fabricação da vodka é o mesmo que o do whisky, mas enquanto que este é destilado a baixas temperatura, o que dá o sabor a cereais, a vodka é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais, tendo também como diferencial a água agregada à produção.
Primeiramente é preciso obter-se o mosto, líquido formado durante a fermentação de algum dos cereais ou tubérculos citados. Com isso, o líquido formado terá baixa concentração alcoólica (6 a 8%) e um sabor característico a matéria prima utilizada. Após obtê-lo passa-se para a etapa de destilaçao, onde o mosto é destilado. Em seguida, passa pelo processo de retificação, onde parte das impurezas é eliminada. Esses dois processos são repetidos várias vezes, até que se obtenha um destilado com altíssimo teor alcoólico (cerca de 90%), que depois é misturado com água até atingir o teor de álcool desejado. As etapas seguintes, de filtração e purificação, tem o objetivo de tornar a vodka pura, retirando as impurezas restantes dos processos anteriores. São utilizados os métodos de filtração através do carvão e de um filtro de membrana.
Após todas essas etapas, o produto final é extremamente puro, de alta concentração e, geralmente, sem odor. Por tal motivo algumas vodkas passam pelo processo de aromatização. Existem vodkas com aroma de limão, de laranja e até de pimenta.

Tipos
Ocidental: prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levam a uma vodka com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor.
Polonês: é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodka de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas.
Russo: bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queima depois de ingerida.

Consumo
A vodka é mais consumida em países com clima muito frio do leste europeu, como Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e nos países nórdicos. Apesar de ser consumida pura nos países onde é mais popular, a vodka no resto do mundo é consumida em misturas com outras bebidas, como sucos de frutas e refrigerantes. 
A vodka deve ser servida como aperitivo, com salmão defumado ou caviar, como digestivo, servindo-a muito fria em copos pequenos ou em copo tipo prova. Os russos dizem que a vodka deve ser bebida simples de um só trago e muito gelada.

As quatro maiores marcas de vodka: Absolut (Suécia), Smirnoff (Rússia), Skyy (EUA) e Orloff (Brasil)

Vodkas Absolut aromatizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário